domingo, 6 de dezembro de 2009

Apenas uma grande idéia não basta

Muitas pessoas buscam uma grande idéia. Algo que possa ser revolucionário. Porém quero dizer que apenas uma grande idéia não basta. Me refiro aqui, principalmente sobre a área de internet. Sim, ter uma grande idéia pode ser o começo e pode produzir muita coisa, porém é necessário mais.

Uma coisa que é extremamente necessária na internet são inutilidades. Isso mesmo, não basta apenas uma grande idéia com muita utilidade se ela também não tiver inutilidade. Alguém pode pensar em algo genial, excelente pra determinadas pessoas, mas como ele vai divulgar isso de forma eficiente e transformar aquilo em algo grande? Nada melhor do que divulgação boca a boca e se essa nova idéia for acessível a um leque muito maior de pessoas, a divulgação se tornar então mais eficiente.

Em vez de ficarmos falando vejamos alguns exemplos. YouTube. Nesse site é possível encontrar muita informação, muito conhecimento, disponibilizar essas mesmas coisas. Isso é uma grande idéia. Mas como fiquei sabendo da sua existência? Como a maioria das pessoas ficaram sabendo da sua existência? No meu caso foi com um hipopótamo e outros animais dançando, o que tem de útil nisso? Nada, é inútil! Mas digamos que é inútil de certa forma, afinal foi extremamente útil pra divulgação do site que ainda hoje tem muito conteúdo que aparentemente não serve pra muita coisa, mas serve, pois permite que ele sempre seja lembrado.

Outro exemplo é o Google Earth, é um programa que tem sua utilidade, conheço arquitetos que usam ele para trabalho e tudo mais, porém como ele foi apresentado pra muitos? Como o programa onde da pra ver a sua casa, a casa do seu amigo e assim por diante.

Apenas dois exemplos mas que mostram muito bem que apenas uma grande idéia não basta. Hoje é preciso ter alguma inutilidade, pois é isso que a maioria das pessoas busca. Porque a maioria das pessoas baixariam o Google Earth ou acessariam o YouTube se não fosse pra coisas inúteis?

A grande idéia é, aquela coisa genial, tudo isso é fundamental, são ótimas pra varias pessoas, mas pra atingir de uma forma melhor esse mundo globalizado, ter algo que todos vão se interessar e usar pode ser essencial.


Um comentário: